O que é o ‘carteiraço da LGPD’ e por que você deve se preocupar

25 abr 2022

O portal UOL noticiou nesta semana uma tendência que deve acelerar a adequação das empresas à LGPD. Os consumidores se deram conta que têm direito de saber como o seu contato foi obtido e o que está sendo feito com ele. Na reportagem “Brasileiros usam ‘carteiraço da LGPD’ para dar o troco em spam no WhatsApp”, o site cita exemplos de pessoas que perceberam o poder que têm em mãos e passaram a cobrar explicações de negócios que chegam com publicidade ou outros tipos de ofertas no aplicativo de mensagens.

A LGPD foi aprovada em 2018 e determina como as empresas devem tratar os dados não apenas de clientes, mas também de fornecedores, funcionários e todas as pessoas de quem captam informações. Por ser uma legislação inovadora no nosso país, que tem uma cultura/maturidade baixa em relação ao tema, ainda gera dúvidas e não é conhecida de muitos consumidores.

Porém, essa reportagem mostra que, do lado de quem consome, a realidade começou a mudar. Esse comportamento é significativo, pois se as sanções previstas em lei não são suficientes para que a adequação aconteça, a elas, agora, começa a se somar a pressão dos clientes. E cliente descontente não volta, certo? Além da legislação, a lógica de mercado passa a ser um impulsionador da adequação.

Seguindo a leitura da reportagem, percebe-se também a urgência no treinamento de funcionários a respeito do tratamento de dados pessoais. Em um dos casos, a pessoa que estava responsável por responder o WhatsApp simplesmente sumiu da conversa ao ser confrontada pelo consumidor. LGPD é lei, tem sanções e o mercado começou a entender do que se trata. Portanto, já passou da hora de você se adequar. Para fazer isso com segurança e qualidade, fale conosco. Somos especialistas neste assunto!

voltar